História da vodka
Afinal quem inventou a vodka? Polónia ou Rússia? A resposta para esta questão tão mítica como a do ovo e da galinha parece ser, segundo especialistas, a Polónia.
A palavra vodka foi registada pela primeira vez em 1405 na Polónia. Na altura a palavra vodka (wódka) referia-se a produtos medicinais e cosméticos enquanto que a palavra gorzalka (em polaco queimar) era atribuída à bebida.
Vodka escrita em cirílico (alfabeto russo) apareceu pela primeira vez em 1533, referindo-se a uma bebida medicinal trazida da Polónia para a Rússia por comerciantes. No início do século XVIII o termo vodka prevalece e domina até aos dias de hoje.
Curiosamente os primeiros a desenvolver este método de destilação foram os monges e, graças a eles, os agricultores começaram a consumir e produzir vodka.
Em 1917 esta bebida começou a ser conhecida noutros países europeus, devido à Revolução Russa que levou muitos habitantes a fugirem, levando consigo a vodka.
Durante a 2ª guerra mundial, na Rússia, havia uma ração diária de 100ml de vodka e, alguns russos insistem que esta ração - e não os lança foguetes Katyusha - foi o que ajudou a fazer a diferença contra os nazis.
Na Polónia também durante a 2ª Guerra Mundial, a maioria das destilarias foram confiscadas e a vodka era produzida no mercado negro e usada como moeda de troca ou suborno. Com o fim da guerra, as destilarias foram nacionalizadas no que mais tarde viria a ser chamado Polish Spirits Monopoly company “Polmos”. Esta esta entidade acabou e a privatização das destilarias começaram com o início do período de transformação politica em 1989.
Hoje em dia a vodka é a segunda bebida espirituosa mais consumida no mundo (atrás do whiskey) .