Produção
A vodka normalmente feita com base de centeio, trigo ou batatas juntamente com água. Ouros ingredientes como o milho, uvas e arroz também se tornaram populares ao longo dos anos.
A qualidade depende do método de produção, da qualidade dos ingredientes utilizados e por fim, da perícia e capacidades dos produtores e destiladores.
Etapas de produção
Cozinhar e triturar
Na primeira etapa, os cereais ou vegetais são cozinhados a altas temperaturas em cilindros de alta pressão.
Este processo leva à libertação de enzimas que permitem a decomposição do amido em monossacarídeos fermentáveis. Por fim o produto é esmagado e triturado.
Fermentação
Levedura é adicionada ao produto final o que leva a uma fermentação de açúcares. Este processo leva em média 3 dias. Neste processo obtem-se álcool etílico e dióxido de carbono.
O produto final que resulta da fermentação contem entre 7-11% de álcool etílico.
Destilação e rectificação
O próximo passo é separar o etanol do produto fermentado. Isto é feito através da destilação nas chamadas colunas de destilação. O produto final é agora álcool rectificado que contem 88-93% álcool etílico.
Rectificação é o método de repetir a destilação para se aumentar o teor do álcool e reduzir as impurezas o que traduz num sabor mais limpo.
Belvedere por exemplo, é destilada 4 vezes.
Filtração e...vodka!
Álcool rectificado e água são os ingredientes da vodka. Água é misturada ao álcool rectificado nas proporções na receita de cada marca.
Por fim a filtração assegura a eliminação das últimas impurezas e garantir que o líquido é claro.
A vodka é normalmente filtrada através de fibras de celulose ou filtro de carvão mas muitos outros métodos podem ser utilizados, como rochas de lava ou diamantes.